Filtro de Daltonismo

Projeto de Extensão curso Desenvolvimento de Software Multiplataforma

 Atividades de extensão: Descaracterização de TV-Box

“A crescente apreensão de aparelhos clandestinos de TV Box pela Receita Federal do Brasil (RFB) tem gerado preocupações não apenas no âmbito da pirataria e segurança cibernética, mas também em relação ao impacto ambiental decorrente do descarte desses dispositivos como lixo eletrônico. Buscando uma solução inovadora, sustentável e socialmente responsável, foi iniciado, em parceria com diversas instituições de ensino, incluindo a Fatec Votorantim, o processo de descaracterização e reuso desses equipamentos para fins sociais e educacionais.

A Receita Federal, por meio do Projeto Cidadania Fiscal, contempla a descaracterização desses aparelhos de TV Box com a ação denominada Projeto Bem-TV. Esse programa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos tributos, do combate à sonegação e da destinação correta dos recursos públicos, promovendo o exercício pleno da cidadania. Ao transformar equipamentos apreendidos em ferramentas educacionais e tecnológicas, o projeto fortalece os pilares da educação para a cidadania fiscal, demonstrando na prática como a atuação do Estado pode ser revertida em benefícios sociais concretos.

Desde o início da parceria, em 2023, a Fatec Votorantim recebeu 300 aparelhos de TV Box, dos quais 234 foram descaracterizados com a troca do sistema operacional original por um sistema livre, instalação de aplicativos educacionais e bloqueio da função de recepção de sinal de TV pirata. Dessas 33 unidades estão sendo utilizadas como recursos de apoio didático-pedagógico e científico. Parte foi alocada em um novo laboratório de informática para uso dos alunos do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Articulado Médio Superior (AMS), enquanto outras estão sendo utilizadas em projetos de Iniciação Científica.  Dos equipamentos 66 aparelhos tiveram problemas e não poderão ser aproveitadas, passando por um processo de reaproveitamento de seus componentes.

De forma, que os principais resultados até o momento incluem a descaracterizadas dos aparelhos de TV-Box; criação de um laboratório experimental com parte dos equipamentos; desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica nas áreas de reconhecimento facial com hardware embarcado, sistemas multiplataforma para cidades inteligentes e aplicações educacionais baseadas em ODS e ESG; produção de imagem Linux personalizada para uso institucional; e o engajamento dos alunos em práticas de inovação social e cidadania digital.”

Link para leitura do projeto completo (arquivo em pdf).