Filtro de Daltonismo

Ciência de Dados para Negócios

Justificativa do Curso

A justificativa para o CST de Ciência de Dados para Negócios é respaldada pela crescente demanda no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil, que prevê a necessidade de 70 mil profissionais anualmente até 2024, superando a quantidade de graduados na área. Globalmente, estima-se uma carência de mais de 1 milhão de profissionais em programação até 2030. Relatórios sobre o futuro do trabalho destacam a relevância da ciência de dados, segurança da informação e codificação. O curso visa formar profissionais capazes de atuar não apenas na área técnica, mas também integrando competências de negócios, alinhando-se com a alta demanda por cientistas de dados. A região de oferta do curso, abrangendo Votorantim e cidades vizinhas, é estrategicamente posicionada no corredor asiático, apresentando o segundo maior PIB industrial no Brasil. A proximidade com Sorocaba amplia as oportunidades de emprego, considerando suas mais de 30 mil empresas. Além disso, a ênfase em Ciência de Dados atende à crescente necessidade de startups e empresas focadas em tecnologia, abrangendo setores diversos como indústria, agricultura, comércio e serviços. A implantação do curso é justificada pela significativa contribuição que os profissionais de Ciência de Dados podem oferecer em um cenário econômico e empresarial em constante evolução, impulsionado pela aplicação de tecnologias digitais inovadoras.

Objetivo do Curso

O Objetivo Geral do CST em Ciência de Dados para Negócios é prover aos seus estudantes formação de nível superior de qualidade para proporcionar conhecimentos tecnológicos e formação integral nessa área emergente do saber, que concentra três grandes áreas: Conhecimento de negócios (Business), Ciência da Computação, em específico aprendizagem de Máquina (Machine Learning) e Matemática e Estatística. Essas áreas são complementadas com a Formação Interdisciplinar (Formação Comportamental), essencial para a atuação no mercado de trabalho.  O curso visa também desenvolver habilidades e competências para a resolução de problemas complexos, por meio do correto entendimento do problema de negócio, seleção das fontes de dados, coleta e limpeza de dados e de análises estatísticas, além da criação e aplicação de algoritmos de aprendizagem de máquina para facilitar a tomada de decisões de forma a aumentar a competitividade das organizações, observadas as práticas da ética e cidadania.

Perfil

O profissional graduado no CST em Ciência de Dados para Negócios apresenta um perfil abrangente e qualificado, apto a enfrentar os desafios do campo. Dotado da capacidade de compreender, abstrair e descrever cenários de negócios, bem como de modelar soluções para problemas complexos, utiliza algoritmos de aprendizagem de máquina e técnicas estatísticas para analisar dados, oferecendo suporte à tomada de decisões organizacionais. Adotando uma abordagem científica, o profissional pode entender, modelar e resolver problemas de gestão, desenvolvendo aplicações para manipulação e análise de grandes volumes de dados. Sua contribuição se destaca na orientação das decisões empresariais com base em fatos e números, alinhando suas capacidades analíticas às metas estratégicas da organização. Focado em negócios, ele possui habilidades específicas, como traduzir questões empresariais em problemas analíticos, criar visualizações de dados claras para públicos não técnicos, modelar negócios, monitorar desempenho e projetar e executar análises de dados. Além disso, o tecnólogo em Ciência de Dados para Negócios desempenha um papel crucial na modelagem de soluções, utilizando diversas tecnologias orientadas a dados, emitindo laudos técnicos especializados para apoiar decisões e considerando aspectos éticos e regulatórios.

Áreas de Atuação

O futuro egresso do curso de Ciência de Dados para Negócios pode atuar em Empresas em geral (agricultura, indústria, comércio e serviços). Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria. Empresas de tecnologia. Organizações não-governamentais. Órgãos públicos. E Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Certificações e Diploma

Ao concluir o curso, o aluno terá direito ao diploma de Tecnólogo em Ciência de Dados para Negócios.  Não há a previsão de certificações intermediárias ao longo do curso.

Matriz Curricular

Horário das aulas e modalidade das disciplinas

O curso é presencial, período noturno, com o horário das 19h as 22h30 de segunda a sexta-feira e aos  sábados das 9h40 as 13h.

Coordenadoria do Curso

Prof. Dr. Dilermando Piva Junior