Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. O estágio integra o itinerário formativo do estudante e faz parte do projeto pedagógico do curso (art. 1º e seu § 1º da Lei 11.788/2008).
O estágio pode ser obrigatório ou não-obrigatório.
O Estágio Curricular Supervisionado é obrigatório no curso de DSM e sua carga horária é de 240 horas.
ATENÇÃO: O estágio pode ser realizado em qualquer um dos semestres, desde que o aluno esteja matriculado no curso.
No setor produtivo de Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma, proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente profissional. Complementar o processo ensino-aprendizagem. Incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional. Aproximar os conhecimentos acadêmicos das práticas de mercado com oportunidades para o estudante de conhecer as organizações e saber como elas funcionam. Incentivar as potencialidades individuais, proporcionando o surgimento de profissionais empreendedores. Promover a integração da Faculdade/Empresa/Comunidade e servir como meio de reconhecimento das atividades de pesquisa e docência, possibilitando ao estudante identificar-se com novas áreas de atuação, ampliando os horizontes profissionais oferecidos pelo mundo do trabalho.
Ementa: Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma em situações reais de desempenho da futura profissão. Realizar atividades práticas, relacionadas à Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma, desenvolvidas em ambientes profissionais, sob orientação e supervisão de um docente da Faculdade e um responsável no local de estágio. Equiparam-se ao estágio as atividades de extensão, de monitorias, práticas profissionais, iniciação científica e/ou desenvolvimento tecnológico e inovação* na educação superior, desenvolvidas pelo estudante.
* As atividades de pesquisa aplicada desenvolvidas em projetos de Iniciação Científica e/ou Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, se executadas, podem ser consideradas como Estágio Curricular, desde que sejam comprovadas, no mínimo, as cargas horárias totais respectivas a cada atividade.
Equivalências
Manual de Orientações de Estágio Supervisionado
Lei Nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008
Lei Nº 14.913, de 03 de Julho de 2024
Iniciação Científica
Monitoria
Pesquisa e Extensão
Início do Estágio
Relatório Parcial
Término do Estágio
Termo Aditivo (mudanças de contrato)