O Curso Superior de Tecnologia em Controle de Obras busca atender as novas demandas de profissionais capacitados, e que, podem atuar em empresas em geral (indústria, comércio e serviços) e a experiência adquirida em sua história na elaboração, no desenvolvimento e na gestão curricular por competências, habilidades e aptidões, incluindo o desenvolvimento de práticas profissionais atendendo às demandas destes setores, com a elaboração de um currículo que articula e otimiza as competências que são desenvolvidas dentro de suas unidades escolares de nível superior.
Como dados da cidade de Votorantim, pode-se citar uma população estimada de 123.600 pessoas, com salário médio de 2,7 salários-mínimos (dados de 2018), com várias empresas famosas instaladas, tais como Soal, Controlflex Automação Industrial, Votorantim Cimentos, Emphasis, Kalimo, Alpina Têxtil, Pipocas Clac, Suzano Papel e Celulose, Vitopel FLSmidth entre outras. Possui um Centro Empresarial / Co, Working – Bandeiras – e conta com uma ampla rede de hotelaria, shopping center e estrutura comercial variada que em determinados momentos necessitam de obras e reformas em suas instalações. Votorantim inicia o planalto paulista com a Serra de São Francisco, e a maior parte de seu território se encontra no âmbito da área de Proteção Ambiental – APA – de Itupararanga, que visa a proteção de todos os mananciais de água, como a Represa de Itupararanga. Votorantim comporta o maior manancial de abastecimento de água da região metropolitana de Sorocaba. A cidade conta com a implantação da Agenda Votorantim, em que todos os planos de governo contam com o apoio das agendas internacionais através da inserção dos ODS´s em cada uma das ações. A cidade possui programas dentro do conceito de conectividade e de Smart Cities, compreendendo o poder de conectividade entre todos os setores e seus agentes de desenvolvimento. No Ranking Geral do país (dados de 2022), referente a Economia, Votorantim está em 51º lugar e na região Sudeste está em 16º lugar, em Empreendedorismo, está em 79º lugar (país) e em 08º lugar (Sudeste), em Meio Ambiente está em 37º lugar (país) e em 06º lugar (Sudeste), em Mobilidade está em 99º lugar (país) e em 29º lugar (Sudeste). Votorantim possui várias empresas ligadas a Construção Civil, no qual justifica a implantação do atual Curso Superior de Tecnologia em Controle de Obras para atendimento ao Arranjo Produtivo Local. Exemplos de empresas nesse setor podemos citar:
O CST em Controle de Obras tem como objetivo geral integrar às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, garantir aos cidadãos o direito à aquisição de competências profissionais que os tornem aptos para a inserção em setores profissionais nos quais haja utilização de tecnologias e como objetivos específicos: a) incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos; b) incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho; c) desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços; d) propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias; e) promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação; f) adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos; g) garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.
O egresso do CST em Controle de Obras poderá atuar em:
Apresentando o seguinte perfil profissional de conclusão, conforme Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia: Supervisiona e coordena a qualidade das obras. Executa e gerencia atividades em canteiros de obras e em laboratórios de materiais de construção, solo, asfalto, cerâmica. Supervisiona aspectos de segurança. Executa e avalia instalações laboratoriais e calibragem de equipamentos. Avalia resultados de ensaios. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.
Para que o egresso alcance o perfil citado, o CST em Controle de Obras desenvolve em seus componentes temáticas transversais, competências profissionais e socioemocionais.
O egresso poderá atuar em grandes empresas, como especialista ou gestor; em empresas menores, com perfil de atuação mais generalista; por conta própria, no modelo autônomo, bem como empreender e criar sua própria empresa. Organizações não-governamentais. Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa.
Ao concluir o curso, o aluno terá direito ao diploma de Tecnólogo em Controle de Obras.
Duração: 3 anos
Vagas: 35 vagas ofertadas por vestibular (Vestibular Semestral)
O CST em Controle de Obras, classificado no Eixo Tecnológico em Infraestrutura, propõe uma carga horária total de 2.400 horas, destinada aos componentes curriculares (2880 aulas de 50 minutos), acrescida de 160 horas de Trabalho de Graduação e de 240 horas de Estágio, perfazendo um total de 2800 horas, contemplando, assim, o disposto na legislação e às diretrizes internas do Centro Paula Souza.
O curso é presencial, período noturno, com o horário das 19h as 22h30 de segunda a sexta-feira e aos sábados das 9h40 as 13h.
Prof. Esp. Nelson Moro da Costa
E-mail: f301coord.cob@cps.sp.gov.br
(15) 3247-9306